Conferências

Conferência de Abertura

“A Importância dos Serviços ecossistémicos e das Soluções Baseadas na Natureza num território em mudança: A visão de um geógrafo”

Paulo Alexandre da Silva Pereira

Geógrafo, Professor Catedrático na Universidade Mykolas Romeris (Lithuania), investigador de renome internacional no estudo dos incêndios florestais, serviços ecosistémicos, degradação dos solos e soluções baseadas na natureza.

Publicou mais de 450 títulos científicos em revistas, livros e conferencias de prestigio.

Foi galardoado com diferentes prémios internacionais (e.g., “Doctor Europeaus”, “European Geosciences Union Soil System Sciences Division Outstanding Young Scientist Award”).

Em 2020 foi identificado como um dos cientistas com maior impacto a nível mundial (Clarivate Analythics Highly Cited Researcher”). Paulo em 2021 foi eleito como “full member” da Sigma Xi (The scientific Research Honor Society) e reconhecido na Lituânia como uma das pessoas que alcançou o patamar mais elevado no seu campo cientifico.

E editor ou editor convidado de alguns jornais de prestigio mundial (e.g., Science of the Total Environment; Geoderma; Environmental Research; Current Opinion on Environmental Science and Health, Catena, Journal of Environmental Management).

No presente desenvolve trabalhos com investigadores de alguns países da Europa (e.g., Portugal, Espanha, Croácia, Itália) e do resto do mundo (Brasil, Austrália, China e Estados Unidos).


Conferência de Encerramento

“Territórios da Geografia. Mudanças Globais e Desafios à Sustentabilidade Urbana”

Teresa Barata Salgueiro

Professora catedrática da Universidade de Lisboa-IGOT e investigadora do CEG, especializada em geografia urbana.

Coordenou o curso de Doutoramento em Geografia, Mestrado em Estudos Urbanos, Licenciatura em Geografia, variantes de Urbanismo e em Ensino da Geografia.

Fez conferências e cursos de pós-graduação em diversas universidades portuguesas e estrangeiras.

Orientou dissertações de mestrado e doutoramento e participou em numerosos júris de Mestrado, Doutoramento e Agregação em Portugal, França, Bélgica e Espanha. Coordenou a rede REURB do Programa ALFA e participa noutras redes de investigação internacionais (Herodot, CCC).

Colaborou em projectos de investigação nacionais e internacionais sobre temas urbanos, designadamente habitação, estrutura comercial e resiliência, exclusão social, transformação de áreas centrais, regeneração urbana e produção do espaço. Organizou o I Congresso da Geografia Portuguesa (1991) e tem participado na organização de outros Encontros científicos nacionais e internacionais na Universidade de Lisboa.

Desempenhou diversos cargos e tarefas de gestão universitária, desde 1974, bem como na Associação Portuguesa de Geógrafos.